Menu

Menu Horizontal

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Protocolo Spanning Tree (STP)



                         O Protocolo Spanning Tree (STP)

 

 



          Foi a DEC que inventou o protocolo Spanning Tree (STP) e em seguida a IEEE fez a sua propria versão do protocolo descrita como IEEE 802.1d. A cisco adotou a versão do IEEE 802.1d em seus Swicthes, a versão original da DEC não é compatível com o da IEEE.
 
          A principal função do Protocolo Spannig Tree é evitar que ocorram loops na rede na camada de enlance. O STP monitora a rede constantemente identificando todos os links em atividade e certificando que os loops de rede não ocorram, através de links redundantes. O STP elege um switch raiz e que fica responsável pela definição de toda a topologia da rede.  

          Em uma topologia de rede só pode existir um Switch raiz, as portas ou interfaces desse switch são denominadas como portas designadas e sempre estão em modo de encaminhamento. Essas interfaces podem enviar e receber dados. Os outros swicthes são denominados como não-raiz, nesses switches a porta que tem o menor custo (determinada pela largura de banda do link em questão), ao switch raiz tem o nome de porta-raiz que se encontrará em modo de encaminhamento, enviando e recebendo dados. E as outras portas com o menor custo ao swith raiz serão denominadas de Portas Designadas.

          Se em uma rede tiver vários switches com o custo de duas ou mais portas iguais, será usado o menor ID para definir a porta designada. As demais portas serão consideradas como portas não designadas.

          As portas não designadas serão automaticamente encontradas em modo bloqueio. O modo bloqueio não recebe e nem envia dados.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário